segunda-feira, 14 de março de 2011

Planejamento Turístico: estudo de casos Ilhéus - BA


O Planejamento do Turismo é uma ferramenta de gestão de destinos, focada na percepção do panorama atual em que o destino se encontra nos possíveis panoramas futuros. Construindo metodologicamente um trâmite que possibilite guiar o destino do panorama atual para o futuro desejado utilizando de forma eficiente os recursos disponíveis para este fim.

Percebendo o turismo na localidade constatam-se os seus impactos negativos e positivos. Na tentativa de maximizar os impactos positivos e minimizar os impactos negativos surge o planejamento baseado na sustentabilidade. Utilizando-se do tripé fincado na eqüidade social, prudência ecológica e na dinamização da economia local.


Em 2001 foi elaborado o Planejamento Estratégico do Turismo de Ilhéus, através da Prefeitura Municipal de Ilhéus e Zorthea Consultoria e Treinamento tendo como referência os relatórios finais do Fórum Compromisso com Ilhéus 1999/2000 cuja missão era “Implementar o turismo como alternativa de desenvolvimento econômico, em Ilhéus, promovendo a geração de negócios, emprego e renda para melhoria da qualidade de vida no município”. Ambas, iniciativas louváveis de desbravadores que já vislumbravam naquele momento a necessidade de planejamento que o turismo necessita.





Nenhum comentário:

Postar um comentário